terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A escolha do " Convite de Casamento" e suas regras!


Convite de casamento, existem regras?

A melhor regra para escolher o modelo do seu convite de casamento é usar o bom senso e o coração. 
Vira e mexe a gente ouve muitas perguntas quanto ao tipo de tratamento que se deve usar na hora de providenciar a caligrafia: "Pode colocar o nome do pai e da mãe?” ou “ Pode usar apelido?

O certo é que não existe regra nos livros de etiqueta, porque a maioria das regras são adaptadas à nossa realidade, afinal, tudo muda com o tempo. E cabe aos noivos, com a ajuda da sua cerimonialista, encontrar o convite que reflete seu estilo e a personalidade no padrão do casamento.

O convite pode anunciar a nova vida do casal , pode contar um pouco sobre a história dos noivos ou até mesmo, pode refletir o estilo de como será a sua recepção.Ele pode ser formal, informal, elegante, divertido, mas tem que ter um padrão. Por exemplo, se o convite for moderno, o tratamento aos convidados na Caligrafia deve seguir a mesma linha.

Aí vão algumas dicas de qual tratamento usar em seus convites:
1) Atualmente o tratamento mais informal é o recomendado. Isso demostra carinho, proximidade.
2) Utilizar pronome de tratamento: Sr. ou Sra quando tratar-se de idosos ou pessoas que vocês tenham um relacionamento mais formal. Isso demonstra respeito.
3) Para casais casados, o nome do homem vem antes do nome da mulher.
4) Quando for convidar um casal casado sem filhos, utilize o nome do marido e logo depois a citação da esposa. Ex: “Sr. Antônio de Sousa e Sra.“, “Mário Campos e esposa“.
5) Quando for convidar um casal que mora junto mas não é casado, utilize o nome dele e logo depois o dela. Ex: “Sr. Antônio de Sousa e Sra. Maria Torres“, “Dilson Soares e Marta Oliveira“.
6) Quando for convidar um casal e sua família (todos que residem na casa, incluindo filhos solteiros), ou pais e seus filhos, utilize o “e família“. Lembre-se que ESTA É A OPÇÃO quando o casal tem crianças. Ex: “Sr. Antônio de Sousa e família“, “José Martins e família“.
7) Não se usa mais a expressão “Extensivo a filhos casados“. Em casos extremos em que há contenção de despesas para os convites, pode-se usar “Sr. Antônio de Sousa, família e filhos casados“.
8) Quando for convidar os pais, avós ou sogros, você pode utilizar uma maneira mais carinhosa, como “Aos queridos pais Angelina e José”
9) Padrinhos de batismo ou de casamento também podem receber um endereçamento carinhoso: “Aos queridos padrinhos Luís e Júlia”.
10) Para casais homoafetivos, endereçar os dois nomes (dependendo da intimidade, com sobrenomes ou não) no mesmo convite. “Amigos Lucas e João“, “Leonardo Santos e Luis Henrique Brás“.
11) Juízes, Desembargadores, pessoas com cargos públicos muitas vezes fazem questão que seus nomes venham precedidos do pronome referente ao cargo. Por exemplo: “Dr. Carlos Campos e Sra.” Isto é discutível, mas deve ser analisado pois são os noivos quem devem verificar se faz sentido para eles usar o tratamento e se o grau de intimidade e de respeito pede isso.
12) Se o casamento for bastante tradicional, é interessante usar Sr. e Sra., com sobrenomes, em TODOS os convites. Somente aos pais é permitido, nesse caso, endereçar “Aos queridos pais“.


A verdade é que o convite é a porta de entrada do seu grande dia, ele mostra um pouquinho de como será!

Adhiene Rios
Assessora da Empresa Rios Assessoria de Eventos
www.riosassessoriadeeventos,com

                               
Resultado de imagem para envelope convite de casamento        Resultado de imagem para envelope convite de casamento

Resultado de imagem para envelope convite de casamento         Resultado de imagem para envelope convite de casamento classico



Nenhum comentário:

Postar um comentário